Gestação de Substituição – o interesse estrangeiro

Em declarações ao DN, Marta Casal, da direção da APFertilidade, referiu que "Portugal passou a ser um dos poucos países europeus onde a gestação de substituição é legal e, dada a proximidade a Espanha, é uma tendência esperada que os casais espanhóis procurem aqui ajuda para ter um filho." O facto de a lei permitir que cidadãos estrangeiros possam recorrer ao processo, "com a ajuda de gestantes também estrangeiras, poderá contribuir para que Portugal venha a ser procurado por muitos casais, para tentarem uma última hipótese de virem a ser pais ou mães".

Esta tendência foi sendo verificada pela APFertilidade logo após a aprovação da lei que regulamenta a Gestação de Substituição em Portugal ter sido notícia em Espanha. Marta Casal adiantou ainda que "Pouco depois da regulamentação da lei [em agosto], recebíamos uma média de dois a três pedidos por telefone ou e-mail". Contudo, este número tem vindo a diminuir, pois provavelmente "as informações sobre a gestação de substituição em Portugal são mais fáceis de encontrar e mais divulgadas por congéneres da associação e pela comunicação social espanhola", esclareceu.

Para ler o artigo na íntegra acede a: https://www.dn.pt/sociedade/interior/barriga-de-aluguer-lei-portuguesa-esta-a-ser-aproveitada-por-casais-espanhois-8975852.html