Newsletter Fevereiro 2018 - Se não consegue visualizar a imagem clique AQUI.

Lei da Gestação de Substituição

No dia 10 de fevereiro, o Expresso avançou que o Tribunal Constitucional está a ponderar chumbar a lei de Gestação de Substituição. A APFertilidade recebeu esta notícia com desagrado e apreensão, uma vez que vários processos já se encontram a decorrer, sendo que um deles já foi mesmo aprovado.

Atualmente, e ainda sem saber mais desenvolvimentos sobre o tema, a Associação continua a acompanhar o tema com preocupação, tendo tomado várias iniciativas, tais como o envio de uma carta aberta aos juízes e juízas do Tribunal Constitucional e a divulgação de um vídeo com testemunhos de quem depende desta lei para concretizar o sonho da maternidade e da paternidade.

Carta aberta e Vídeo (disponíveis nos links).

Recentemente, a Associação pediu uma audiência junto do Presidente da República, procurando assim lutar pelos sonhos dos casais que de outra forma não conseguem ser mães e pais biológicos. A carta apela à necessidade de explicar a estes casais o porquê da revogação de uma lei promulgada pelo Presidente da República, em 2017, e da qual já resultou a aprovação de um dos pedidos para avançar para o processo de Gestação de Substituição. A APFertilidade salienta ainda nesta carta que “devemos a estes cidadãos o respeito pelo direito de constituir família em condições de plena igualdade, como consagra o artigo 36.º da Constituição da República Portuguesa”.

A APFertilidade acredita que o Tribunal Constitucional não irá chumbar esta lei, sob pena de prejudicar vários casais que veem na Gestação de Substituição a sua última esperança de concretizar o sonho da maternidade e paternidade biológicas.


Nova constituição do CNPMA

No dia 28 de fevereiro tomaram posse os novos membros do CNPMA, eleitos no final de janeiro, dos quais cinco foram eleitos pela Assembleia da República e quatro nomeados pelo Governo.

Na cerimónia foi eleito o presidente do Conselho, com votação por voto secreto. Foi escolhida para o cargo a advogada Carla Rodrigues, antiga deputada do PSD.

Para o CNPMA, pelo Parlamento e além de Eurico Reis, foram também escolhidos Carlos Jorge, Joana Guimarães, Carla Rodrigues e Sérgio Castedo. Da parte do Governo, foram nomeados Alberto Barros, Alexandre Quintanilha, Carlos Plancha e Pedro Xavier, avançou o Jornal de Notícias na quarta-feira.


“O acesso à gestação de substituição por casais estrangeiros” pela Dra. Joana Silveira Botelho, Advogada Associada da Cuatrecasas

"Desde Agosto de 2017 que Portugal é um dos (poucos) países europeus em que é permitido o recurso à gestação de substituição, de forma altruísta, e em circunstâncias excepcionais, como é o caso da ausência de útero."


Testemunho


Este mês, divulgamos um novo testemunho, de quem lutou pelo seu sonho.

“A todos os que cruzam este trilho, desejo a maior felicidade, a concretização do seu sonho... Esta é uma caminhada difícil, repleta de obstáculos... Mas desistir sem tentar não é uma opção de vida e para a vida!”




Aspetos Emocionais em Pessoas com Diagnóstico de Endometriose


A Dra. Ana Galhardo - que coordena a área de psicologia da APFertilidade - é a orientadora da tese "Aspetos Emocionais em Pessoas com Diagnóstico de Endometriose", que tem como objetivo estudar aspetos emocionais em pessoas com diagnóstico de endometriose. Considera-se que um maior conhecimento acerca destes aspetos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias preventivas e de intervenção mais eficazes. Trata-se de uma investigação a ser realizada no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, do Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra.




Protocolos


A APFertilidade realizou novos protocolos com a Farmácia da Boa Hora, no Porto, e com a Farmácia Ferreira de Negrelos, em Santo Tirso.

Consulta todos os protocolos aqui



Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais.
Para ser removido da nossa lista clique AQUI.