CONGRESSO ANUAL DA ESHRE EM GENEBRA

No início de julho realizou-se em Genebra o congresso anual da ESHRE – European Society of Human Reproduction and Embryology, onde foram apresentados estudos relevantes e planeado o ano que se segue.

A APFertilidade foi representada pela Dra. Ana Galhardo, coordenadora da área de psicologia.

A reunião do dia 2 teve início com uma saudação de boas vindas por parte da Presidente, Satu Rautakallio-Hokkanen, seguida de uma breve apresentação individual dos participantes.

Posteriormente, avançou-se para os diferentes pontos da ordem de trabalho, sendo eles na sua maioria a aprovação de atas de reuniões e relatórios ocorridos ao longo do último ano, bem como a aprovação do orçamento e do plano de atividades para 2017 (Abril 2017 – Março 2018).

As atividades futuras foram também discutidas, com especial destaque para a European Fertility Week. Neste âmbito, decidiu-se manter o logo de 2016 e realizá-la na semana de 5 a 11 de novembro de 2017, sob o lema “Infertility Impact”. A ideia é a de sensibilizar a opinião pública e as pessoas com infertilidade para o impacto que esta condição tende a acarretar em termos pessoais, profissionais, sociais, familiares. Foi sugerido que fossem utilizadas algumas informações do Relatório EPAF, lançado em Março passado em Bruxelas. Cada membro poderá organizar a campanha, fundamentalmente através das redes sociais, usando a mesma imagem (logo) e adaptando os conteúdos.

No final da reunião os participantes apoiaram a Fun Run, dado que o valor das inscrições recebidas reverterá a favor da FE.

Já no dia 4, teve lugar a Patients Session, com as seguintes apresentações:

Patient session – Pushing things forward: accelerating change - Patient association role in MAR

14:00 - 14:15 25 million people matter. Patients’ network as a driving force in Europe.
Satu Rautakallio-Hokkanen, Finland

14:15 - 14:30 Questions? Questions! How can patients contribute to improvement of fertility care?
José Knijnenburg, The Netherlands

14:30 - 14:45 Reproductive health education of adolescents as a tool for early prevention of infertility.
Irina Popova, Bulgaria

14:45 - 15:00 MAR in Croatia: Retrospective and Prospective. The role of patients' organisation in positive change of MAR practices.
Irena Lodder Rozic, Croatia