Newsletter Março 2018 - Se não consegue visualizar a imagem clique AQUI.

Feliz Páscoa!

A APFertilidade deseja a todos uma excelente Páscoa, recheada de amor, carinho e esperança! Que o simbolismo do renascimento e do recomeço associado à Páscoa dê força a todos aqueles que perseguem os seus sonhos.


Consignação IRS

À semelhança dos anos anteriores, ao preencheres a declaração de rendimentos, podes entregar parte dos impostos –IRS Consignado – à APFertilidade e, assim, voltar a contribuir, de forma totalmente gratuita e simples, para os projetos que a APFertilidade desenvolve, procurando sempre ajudar mais casais a concretizarem o sonho da maternidade e paternidade.

Assim, podes contribuir para a continuidade destes projetos, consignando 0,5% do teu IRS à APFertilidade colocando o número 507 724 216 no Quadro 11 do impresso de IRS. Contamos com a tua ajuda para partilhares esta mensagem!




Fertility Europe – Spring Meeting 2018

A APFertilidade esteve presente no encontro Fertility Europe, acompanhando e fazendo parte do debate sobre a fertilidade.




“O Contrato de Gestação de Substituição: o que devemos acautelar?” pela Dra. Joana Silveira Botelho, Advogada Associada da Cuatrecasas

"Depois de tomada a decisão de avançar com a gestação de substituição, de encontrar a gestante, realizar exames médicos e submeter o pedido ao Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) [toda a informação sobre estes passos neste link], importa agora preparar para o que aí vem: a gravidez, o parto e a vida da criança. É aqui que entra a importância do contrato de gestação de substituição."


Prevenção da Infertilidade em Oncologia

Os tumores malignos são uma das principais causas de infertilidade masculina e feminina.

No caso feminino, tanto a quimioterapia como a radioterapia (se for pélvica), são agentes esterilizantes dos ovários. No caso dos tumores malignos atingirem os órgãos genitais, pode haver necessidade de remoção cirúrgica do útero (histerectomia), das trompas (salpingectomia) e/ou dos ovários (ooforectomia), pelo que é fundamental criopreservar ovócitos/tecido ovárico antes de qualquer um dos tratamentos descritos anteriormente, de forma a prevenir a infertilidade.

No caso masculino, os tumores malignos obrigam frequentemente à remoção cirúrgica do testículo (orquidectomia), a quimioterapia e a radioterapia, sendo que todos estes tratamentos são agentes esterilizantes dos testículos (no caso da radioterapia, apenas se for pélvica). Assim, é igualmente fundamental a criopreservação de espermatozóides/tecido testicular, como forma de garantir fertilidade futura.


Protocolos

Durante o mês de Fevereiro, a APFertilidade celebrou um novo protocolo, no âmbito do apoio psicológico, com a Dra. Mafalda Silva.

Consulta todos os protocolos aqui



Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais.
Para ser removido da nossa lista clique AQUI.