Newsletter Novembro 2017 - Se não consegue visualizar a imagem clique AQUI.

Aprovação do primeiro pedido de Gestação de Substituição

Foi aprovado o primeiro pedido de Gestação de Substituição pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, tendo já contado também com o parecer positivo não vinculativo da Ordem dos Médicos. Agora, o processo regressa novamente ao Conselho para negociação do contrato entre a gestante (neste caso a avó da criança) e o casal, ocorrendo depois a aprovação final que marcará o início dos tratamentos.


APFertilidade indignada com chumbo da proposta de aumento de número de ciclos de tratamento comparticipados

A proposta de alteração do Orçamento de Estado para 2018 entregue pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP, que visava o aumento de três para cinco ciclos de tratamento de Procriação Medicamente Assistida, comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, foi chumbada, com os votos contra do PS, PCP e BE (e com a abstenção do PSD).

Os partidos de esquerda em causa, que quando reúnem com a APFertilidade defendem a implementação desta medida pela justiça social que representa, tiveram oportunidade de o fazer e chumbaram a proposta.

Cláudia Vieira, Presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, não esconde a revolta por os partidos de esquerda terem inviabilizado esta decisão e chama a atenção para aquilo que apelida de hipocrisia: “Os partidos de esquerda dizem que todos devem ter os mesmos direitos e que ninguém deve deixar de ter acesso a algo essencial – como a saúde – pelo facto de não ter possibilidades financeiras. Mas, afinal, o que estão a fazer é com que apenas as famílias de classes sociais mais elevadas possam continuar a perseguir o sonho de serem pais. Obviamente que um casal que tenha um salário médio não conseguirá suportar tratamentos tão caros. E isto torna-se particularmente chocante porque sempre que temos reuniões com os Grupos Parlamentares do PS, do PCP e do BE dizem-nos que sim, que esta é uma medida que tem de avançar porque representa uma grande injustiça social. E quando têm oportunidade de efetivamente fazer alguma coisa chumbam a proposta? É incompreensível e inconcebível. Em nome dos 300.000 casais inférteis que existem em Portugal não posso deixar de manifestar esta indignação”.




V Workshop da APFertilidade

No dia 17 de novembro ocorreu o V Workshop da APFertilidade no Hotel VIP Executive Arts em Lisboa. Sob o tema Psicologia & Infertilidade, o workshop abordou o novo enquadramento legal e os novos desafios da psicologia no âmbito da infertilidade.




Termos do contrato da Gestação de Substituição

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida já divulgou o contrato-tipo de gestação de substituição.

Nele estão incluídos os direitos e deveres da gestante e do casal, questões ligadas ao pagamento e revogação do contrato, assim como cláusulas relativas à ocorrência de malformações e doenças fetais.

Para consultar o contrato-tipo, clica aqui.


Programa “Linha da Frente” na RTP

No dia 16 de novembro, o programa “Linha da Frente” da RTP emitiu uma reportagem com o nome “Relação de 9 meses”, abordando o tema da Gestação de Substituição, demonstrando o que ela representa para muitos casais inférteis que buscam a concretização do sonho de serem pais.

Vê a reportagem na íntegra aqui: https://www.rtp.pt/play/p3032/e316331/linha-da-frente


Assembleia Geral - APFertilidade

No passado dia 18 de novembro, teve lugar a Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Fertilidade para aprovação do plano de atividades e orçamento para 2018, ambos aprovados por unanimidade.


73º Congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM)

No dia 31 de novembro de 2017 teve lugar o 73º Congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), onde foram apresentados vários estudos que desmentem os mitos da infertilidade e que procuram explorar outros pontos de vista pioneiros dos tratamentos de fertilidade, de forma a melhorar as taxas de sucesso nos tratamentos de fecundação in vitro (FIV).




PROTOCOLOS

A APFertilidade celebrou durante o mês de Novembro novos protocolos que permitem aos seus associados usufruir de vários descontos.

O Hospital Particular de Barcelos proporciona aos associados 20% de desconto sobre os preços privados praticados pela unidade, sendo que dispõe de atendimento permanente 24h, consulta externa, radiologia/imagiologia, cardiologia, internamento e cirurgia, cirurgia de ambulatório e análises clínicas.

Já na Clínica do Dragão, os associados podem usufruir de 10% de desconto sobre a Tabela de Prestação de Serviços Particulares, nomeadamente em: Consultas de Especialidade, Consultas de Clínica Geral e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT).


SwimCount – Teste de fertilidade do homem

Num estudo multicêntrico realizado pelo IVI-RMA Global, pelo Hospital Acibadem Fulya da Turquia, pelo banco de esperma Nordic Cryobank da Dinamarca e pela Clínica de Fertilidade Ciconia da Dinamarca, demonstrou-se a eficácia do SwimCount, um teste doméstico que avalia a fertilidade do homem, com uma fiabilidade de 95%, uma vez que considera não só a concentração, como também a mobilidade progressiva dos espermatozoides.

Esta conclusão revela-se importante, uma vez que cerca de 40% dos casos de infertilidade devem-se a fatores masculinos.

O SwimCount já se encontra disponível em vários países, permitindo ao homem obter um diagnóstico com um alto grau de fiabilidade, comodamente em casa.

Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais.
Para ser removido da nossa lista clique AQUI.