Newsletter Outubro 2017 - Se não consegue visualizar a imagem clique AQUI.

V Workshop de Psicologia da APFertilidade - “Psicologia & Infertilidade: Novo Enquadramento Legal, Novos Desafios”

No dia 17 de novembro terá lugar o V Workshop de Psicologia da APFertilidade, com o tema “Psicologia & Infertilidade: Novo enquadramento legal, novos desafios”.

Este workshop, dirigido a Psicólogos que trabalham nesta área, pretende ser um espaço de formação, partilha e discussão que este ano se debruçará sobre os desafios decorrentes do alargamento da lei da PMA. Questões relacionadas com as especificidades do apoio psicológico a mulheres sem parceiro e aos intervenientes em processos de gestação de substituição serão alguns dos temas abordados.

Vê o programa aqui


GESTAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida tem em mãos um segundo requerimento para a realização da prática de gestação de substituição, tendo sido feito por parte de um casal português que apresenta uma gestante de nacionalidade estrangeira.

De acordo com a notícia avançada pelo Expresso, “junto da entidade que autoriza os pedidos, outros 91 casais - entre os quais espanhóis e croatas - manifestaram a intenção de recorrer à gestação de substituição, mas ainda não formalizaram os processos. A falta de uma 'barriga' é a principal dificuldade, já que o processo não pode ser pago.”

A notícia pode ser lida na íntegra aqui:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-10-23-Feito-mais-um-pedido-de-barriga-de-aluguer


Gestação de Substituição | Conversa no Queridas Manhãs

No dia 20 de outubro, a vice-presidente da APFertilidade, Filomena Gonçalves, participou numa conversa dedicada à Gestação de Substituição no programa Queridas Manhãs, da SIC. Além de Filomena Gonçalves, pelo sim à Gestação de Substituição esteve presente Maria Antónia Almeida Santos, deputada do PS na Assembleia da República e vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde. Pelo não, estiveram Sofia Costa Guedes, da Plataforma Pensar e Debater, e Graça Varão.

A vice-presidente relembrou que a Associação lida diariamente com casos de infertilidade, casos com nomes e rostos, tendo já ajudado 30 000 casais a concretizar o sonho da maternidade e da paternidade. Esclareceu ainda que vários estudos indicam que “não existe impacto cognitivo e emocional” para as crianças que sabem que nasceram através de técnicas de PMA, doação de gâmetas e de Gestação de Substituição.

Vê a conversa na íntegra aqui:
http://sic.sapo.pt/Programas/queridasmanhas/queridasmanhas_lista/2017-10-20-GESTACAO-DE-SUBSTITUICAO


APFertilidade na Universidade do Minho

No dia 24 de outubro, a presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, Cláudia Vieira, participou numa conferência dedicada à Gestação de Substituição, na Escola de Direito, na Universidade do Minho, em Braga.

A conferência contou ainda com a presença de outros dois oradores, uma Professora de Direito da Universidade do Minho e um Professor da Universidade Católica, da área da bioética. Todos os oradores fizeram a sua exposição, tendo existido no final um momento para perguntas e debate.

Apesar de a lei ser muito jovem e apresentar algumas fragilidades, a APFertilidade denotou que esta tem sido fundamental para uma maior consciencialização da questão, havendo cada vez mais pessoas a estar sensibilizadas para as questões da infertilidade e da Gestação de Substituição.

No final da conferência, a APFertilidade foi felicitada pela qualidade das suas intervenções, tendo contribuído para um esclarecimento da lei e da sua implicação na vida de muitas famílias.

Vê mais fotos aqui


Expofarma

A APFertilidade esteve na Expofarma 2017, o maior evento em Portugal na área da indústria farmacêutica onde várias associações são convidadas a estar presentes.

Representada pela Cláudia Bancaleiro, a APFertilidade esteve no stand da Plataforma em Diálogo, dividindo-o com a Mytos.

Um balanço muito positivo, com novos conhecimentos e experiências.


ENDOMETRIOSE

A Endometriose é uma doença que afeta 10% da população feminina em idade reprodutiva, designando assim o processo clínico no qual o endométrio se encontra em locais fora do útero, como por exemplo o Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis.

Sendo o principal sintoma a dor durante a menstruação (por vezes muito forte, quase incapacitante), existem outros sintomas aos quais se deve prestar atenção, como as dores durante as relações sexuais ou as dores na bexiga e no intestino na época da menstruação.

Contudo, importa alertar para o facto de muitas mulheres que têm endometriose não terem qualquer manifestação dos sintomas referidos, sendo por isso importante fazer o diagnóstico caso haja dificuldade em engravidar, uma vez que 30% a 40 % das mulheres que sofrem desta doença têm dificuldade em conceber.


II Reunião de Enfermagem em Reprodução Assistida

No dia 17 de novembro terá lugar, das 13h às 19h, a II Reunião de Enfermagem em Reprodução Assistida, organizada pela MALO CLINIC – Ginemed.

O objetivo deste encontro é promover um momento de informação, partilha e colaboração entre profissionais de saúde que, na sua prática, possam ter que acompanhar ou encaminhar pacientes que por questões clínicas e/ou sociais necessitem de recorrer a técnicas de PMA para conseguirem alcançarem uma gravidez.


PROTOCOLOS

A APFertilidade celebrou diversos protocolos com novos parceiros. Confere as novidades e os múltiplos descontos!

Cintramédica II - Serviços de Saúde


Cintramédica II - Serviços de Saúde
Clínica Médica de Cardiologia com consultas e exames da especialidade.


Cintramédica II - Serviços de Saúde
Centro de Radiologia com exames de Radiologia Convencional, Mamografia, Ecografia e Consultas de Especialidades Médicas


Ecoestoril - Centro de Ecografia do Estoril
Centro de Ecografia e consultas de Cardiologia e Osteopatia

R.M. - Radiodiagnóstico Médico
Centro de Radiologia com exames de Radiologia Convencional, Mamografia e Ecografias


Labamadora - Laboratório de Análises Clínicas


Labovedras - Laboboratório de Análises


Villalab - Análises Clínicas


Farmácia Rocha


Farmácia Sagres


ATUALIZAÇÃO PROTOCOLOS

O protocolo do IVI LISBOA foi atualizado, tendo agora novas condições para os associados APFertilidade.

Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o envio de mensagens comerciais.
Para ser removido da nossa lista clique AQUI.