Dia anual solidário da Maratona da Saúde na RTP

Maratona da Saúde angariou 50 000 euros para “Conhecer o Cancro”

O dia anual solidário da Maratona da Saúde na RTP conseguiu angariar cerca de 50 000 euros para sensibilizar, financiar e desenvolver investigação científica em Portugal na área do cancro.


Emissão completa do Dia Solidário da Maratona da Saúde na RTP


A 6ª edição da Maratona da Saúde, com o tema “Conhecer o Cancro”, teve um balanço muito positivo graças aos donativos de todos os Portugueses que se juntaram a esta iniciativa.

O Dia Solidário Anual da Maratona da Saúde realizou-se no passado dia 29 de março, em direto na RTP 1 e RTP Internacional. A RDP Internacional, Antena 1, 2 e 3 e o Canal Saúde Mais também se associaram a esta emissão solidária dedicada ao Cancro.

A maratona televisiva de várias horas consecutivas na RTP contou com a apresentação de Sónia Araújo e de Jorge Gabriel, a quem se juntaram muitas caras da RTP, músicos, casos de vida, associações de doentes, médicos, cientistas e parceiros da Maratona da Saúde.

Segundo Gonçalo Reis, Presidente da RTP, “A Maratona da Saúde tem vários méritos, lança toda esta consciência sobre temas de saúde, de qualidade de vida e de combate às doenças; (...) e por fim reúne fundos que são aplicados, ano após ano, na investigação biomédica, no combate à doença e a favor da saúde. E fico muito contente pela recorrência, porque ano após ano temos esta iniciativa. O apoio institucional da RTP é muito importante, o envolvimento dos nossos profissionais que abraçam esta causa e que colaboram com esta iniciativa válida da Sociedade Civil”.

Para além da sensibilização e da informação específica sobre o tema “Conhecer o Cancro”, este evento solidário angariou cerca de 50 000 Euros que irá apoiar a missão da Maratona da Saúde que inclui financiar a investigação científica de excelência na área do cancro em Portugal, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica.

Os donativos foram angariados em parceria com a Fundação Altice Portugal através de uma linha de valor acrescentado e de um call center. Apesar de a incidência do cancro estar a aumentar, a cura e a sobrevivência com grande qualidade de vida são cada vez mais evidentes graças à investigação científica.

Segundo a Dra. Maria de Belém Roseira, presidente da Maratona da Saúde, esta iniciativa “aposta muito na capacidade de financiar os nossos cientistas em linhas de investigação que nos ajudarão a controlar e a combater as doenças”.

A Maratona da Saúde conta com parceiros como a RTP, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Altice Portugal, Creative Minds, Instituto Gulbenkian de Ciência, Janssen, Roche, Fundação Astrazeneca, Pfizer, entre muitos outros.

< Voltar