Prémios de Investigação Biomédica Maratona da Saúde

Em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Durante o dia solidário da Maratona da Saúde na RTP, realizado no passado dia 29 de março, foram também anunciados os vencedores dos Prémios Maratona da Saúde em Doenças Autoimunes e Alergias financiados com os donativos dos portugueses, angariados durante a edição do ano passado.

Estes prémios foram atribuídos a Philippe Pierre do Instituto de Biomedicina de Aveiro (iBiMED) e a Sónia Pereira do Instituto Politécnico de Leiria, que desenvolverão investigação específica em doenças como o Lúpus e a Doença Celíaca.

Catarina Almeida, representante de Philippe Pierre, agradece “a todos os Portugueses por contribuírem para a Maratona da Saúde (...) Estamos todos muito contentes na equipa porque temos muitas ideias para desenvolver”.

Segundo Sónia Pereira “o meu trabalho dedica-se à doença celíaca e é uma interface entre a microbiologia e as doenças autoimunes (...) para perceber o papel que a microbiota intestinal pode ter neste desencadear da doença celíaca”.

Com o apoio dos portugueses a Maratona da Saúde já financiou 13 cientistas de excelência, num total de 300 mil euros, que procuram novas soluções terapêuticas em Institutos de Investigação Portugueses, nas áreas do cancro, diabetes e doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares e doenças autoimunes e alergias.

A Maratona da Saúde atribui anualmente os Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, que foram criados com o objetivo de promover a investigação científica de excelência em Portugal. O financiamento destes prémios resultam dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde na RTP bem como de outras iniciativas e apoios da sociedade civil, ao longo de cada edição.

Nota: Os Prémios Maratona da Saúde na área do cancro serão abertos para a comunidade científica em outubro de 2019.

< Voltar